terça-feira, 1 de março de 2011

A Tecnologia e Curiosidades dentro de um grande esporte...

Primeiro,você sabe da onde vem o vôlei? Veio dos Estados Unidos, (o que não vem de lá,né? Quase tudo!) criado por um diretor de escola, em 1895, que tinha a intenção de criar um esporte sem contato físico e consequentemente sem lesões (o que no futuro se descobriria que isso é meio difícil).
Vôlei é também um dos esporte mais completos e que mais gasta calorias, veja ,um jogador de vôlei gasta cerca de 220 a 240 kcal por hora, dependendo do ritmo do jogo. Isso pode ser comparado a 50 minutos de pedaladas cansativas daquela bicicleta ergométrica (que faz parecer que o tempo não passa) com um nível intermediário.


Neste esporte, são exigidos muitas partes do corpo, tanto superiores quanto inferiores... Braços e pernas são os mais exigidos (o primeiro sendo para fazer os principais movimentos-ataque, defesa, bloqueio - e o segundo sendo para o impulso e para o equilíbrio).
Por isso muitas vezes os jogadores ganham muita massa muscular nesses membros.
Atualmente, com a evolução da tecnologia, tudo está tendo que se adaptar a essas mudanças. Até o vôlei, começando pelos equipamentos.
 Está sendo testada,a bola com um chip dentro,que faz com que aquela dúvida mortal em um jogo de vôlei seja resolvida (''A bola foi dentro ou fora?''). E a decisão fica sempre para o árbitro que as vezes por pressão de torcida acabe favorecendo um lado(então parte da torcida chama-o de ladrão. Depois há outra bola duvidosa,então o ciclo recomeça, mas com esse tipo de bola a dúvida desaparece).Para funcionar, a bola precisa que sejam instaladas também  antenas, câmeras e o tapete oficial da quadra de vôlei. Desse jeito, a informação chega a um palm top, que vai ficar em poder do árbitro.



 A tecnologia atualmente faz com que produtos no mercado, tentem cada vez criar coisas que ajudem ao atleta a chegar o pódio e a glória desejada. Por exemplo, os supermaiôs na água revestidos com material antiaderente, o mesmo usado para se fazer panela. No tênis, velhas raquetes foram substituídas por novos modelos confeccionados com fibra de carbono e ligas metálicas. No atletismo, muitos competidores usam hoje um macacão elástico especial que comprime as fibras musculares, evitando lesões e diminuindo a fadiga do corpo. No futebol, foram feitos testes onde já criaram até replay em lances no meio do jogo, onde cada lado tem a chance de ver o replay do lance e depois os capitães dos times mais os árbitros votam para a remarcação ou não do lance. O impulso, um movimento essencial do vôlei e basquete, fez com que cientistas criassem um tênis chamado Concept 1. Esse tênis faz com que o atleta pule 9 cm a mais que um atleta pularia, usando um tênis convencional. O orgão responsável pela liga de basquete nos EUA (A NBA), ficou sabendo desse tênis e como resposta a uma tentativa de ''trapaça'' entre os jogadores, proibiu esse tênis nos jogos da NBA.
Mesmo a liga sendo contra, o tênis se tornou o preferido de seus atletas e virou o sonho de consumo da garotada que pratica o esporte. 
Concept 1-Cerca de U$300 


A tecnologia no vôlei já foi usada até em um dos jogos da seleção brasileira masculina, clique no link a seguir para ver a matéria da globo:
http://jornalnacional.globo.com/Jornalismo/JN/0,,AA1555072-3586-684119,00.html


Agora vamos ver algumas curiosidades?
Você sabia que...
Durante uma partida, um jogador dá 60 a 80 saltos entre saques, ataques e bloqueios. Alguns podem chegar a 100 saltos.
O primeiro Campeonato Mundial foi disputado em Praga, na Tchecoslováquia, em 1949, vencido pela Rússia.
- O saque Jornada nas Estrelas foi popularizado em 1982 pelo ex-jogador Bernard. Atingia uma altura de 25 metros. A bola descia a uma velocidade de 72 km/h. Segundo os especialistas, esse tipo de saque já existia desde a década de 40 nos Estados Unidos com o nome de "spin service". Foi a atração do Campeonato Mundial Extra de Vôlei, em 1949, na antiga Tchecoslováquia. 
(Obs:Esse foi o melhor vídeo que deu para ver o saque.)
Detalhe: a bola deveria passar da rede para o outro lado.
-Em 1949 foi disputado o primeiro campeonato de voleibol,exclusivamente para os homens,e em 1952 foi ampliado para as mulheres.
-A modalidade passou a fazer partes dos jogos olímpicos em 1964.
-Mintonette foi a primeira designação para o Voleibol.
-O Voleibol surgiu como um esporte alternativo ao Basquetebol que era considerado muito esgotante para as faixas etárias mais elevadas.

COMENTÁRIOS??POR FAVOR....POSTAR ABAIXO

Bem gente...Esse foi o primeiro post como tarefa de Ciências...
Até,
GRUPO A CIÊNCIA DO VÔLEI.



4 comentários:

  1. Hey Ian,
    Mto bom o blog!
    Thanks por colocar o link dos meus blogs =P

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal!
    Gostei muito do blog. O visual está legal e tem vários informações interessantes. Mas eu queria saber mais sobre a tecnologia no corpo. Por exemplo:Como os movimentos gastam a energia? Como é a relação entre esse gasto de energia e os músculos?Por que as fibras de carbono e as ligas metálicas tornam as raquetes melhores?
    Estou curiosa. Fico aguardando.
    Bjs
    Mônica

    ResponderExcluir
  3. Achei muuuitolegal o blog!!
    Tem muitas curiosidades e informações que eu nao sabia
    bjs :D

    ResponderExcluir