domingo, 13 de março de 2011

Suplementos nos esportes

Está procurando um corpo mais bonito? Tome cuidado pois podem haver alguns efeitos colaterais!


Como segunda postagem do blog, vamos comentar a respeito do uso de suplementos em atividades corporais.

Suplemento alimentar é toda e qualquer substância, em geral produzida quimicamente, que tem a propriedade de completar a ação dos alimentos naturais, dando mais força e energia. O suplemento alimentar é muito procurado por atletas, nadadores, jogadores de futebol, vôlei, basquete e outros. Também é oferecido pelos fabricantes com a promessa de auxiliar nas dietas de redução de peso e ou nas dietas de aumento da massa muscular.
Mas as embalagens não dizem tudo. E nem todo suplemento alimentar é indicado, indiscriminadamente, para qualquer pessoa. Na dúvida, um nutricionista pode ajudar a escolher o suplemento indicado, sem perde vista a importância da alimentação normal do dia-a-dia, que deve continuar rica e variada em proteínas, vitaminas e sais minerais. Um dos suplementos mais conhecidos atualmente é a creatina, cujas características estão a seguir.Para trabalhar bem os músculos, um atleta precisa dar a eles o tipo certo daquilo que ela chama de 'combustível muscular'.
O que os atletas procuram é aumentar suas fontes de energia e aumentar as dimensões e a atuação dos músculos e, por isso, além de sua dieta regular, lançam mão de suplementos alimentares com uma oferta extra de creatina ou anabolizantes.
Os anabolizantes mais baratos vêm dos hormônios de animais, como bois e cavalos.Por isso a tirinha a seguir:

Efeitos dos Anabolizantes no corpo:


Perguntas sobre anabolizantes:
      As pessoas ficam dependentes dos anabolizantes?
Usuários de anabolizantes podem desenvolver dependência a essas drogas. Essa dependência pode ser percebida no usuário que continua tomando anabolizantes mesmo depois de ter tido consequências causadas pela droga como problemas físicos, nervosismo, irritabilidade, efeitos negativos com suas relações com as pessoas. Além disso, gastam grande quantidade de dinheiro e tempo para obter a droga e quando deixam de usá-las apresentam uma série de sintomas desagradáveis.
Quem são as pessoas que mais usam os anabolizantes?
Os principais usuários dessas drogas são os atletas, porém o uso também está espalhando-se entre os não–atletas que buscam um corpo "sarado" (forte, desenvolvido). Os homens são ainda os maiores usuários, mas esse uso vem crescendo entre as mulheres.



OBS:Mas os anabolizantes não tem só efeitos negativos,há também seus efeitos positivos.Sob controle médico,são indicados para quem sofre de doenças regenerativas,na reposição hormonal e até para astronautas após longas estadias no espaço.
Mas Lembrando....
NAO é recomendado o uso de anabolizantes...


AVISO,a seguir,seguem imagens sobre os anabolzantes e seus efeitos(Pense bem se quer ver,cenas fortes):



terça-feira, 1 de março de 2011

A Tecnologia e Curiosidades dentro de um grande esporte...

Primeiro,você sabe da onde vem o vôlei? Veio dos Estados Unidos, (o que não vem de lá,né? Quase tudo!) criado por um diretor de escola, em 1895, que tinha a intenção de criar um esporte sem contato físico e consequentemente sem lesões (o que no futuro se descobriria que isso é meio difícil).
Vôlei é também um dos esporte mais completos e que mais gasta calorias, veja ,um jogador de vôlei gasta cerca de 220 a 240 kcal por hora, dependendo do ritmo do jogo. Isso pode ser comparado a 50 minutos de pedaladas cansativas daquela bicicleta ergométrica (que faz parecer que o tempo não passa) com um nível intermediário.


Neste esporte, são exigidos muitas partes do corpo, tanto superiores quanto inferiores... Braços e pernas são os mais exigidos (o primeiro sendo para fazer os principais movimentos-ataque, defesa, bloqueio - e o segundo sendo para o impulso e para o equilíbrio).
Por isso muitas vezes os jogadores ganham muita massa muscular nesses membros.
Atualmente, com a evolução da tecnologia, tudo está tendo que se adaptar a essas mudanças. Até o vôlei, começando pelos equipamentos.
 Está sendo testada,a bola com um chip dentro,que faz com que aquela dúvida mortal em um jogo de vôlei seja resolvida (''A bola foi dentro ou fora?''). E a decisão fica sempre para o árbitro que as vezes por pressão de torcida acabe favorecendo um lado(então parte da torcida chama-o de ladrão. Depois há outra bola duvidosa,então o ciclo recomeça, mas com esse tipo de bola a dúvida desaparece).Para funcionar, a bola precisa que sejam instaladas também  antenas, câmeras e o tapete oficial da quadra de vôlei. Desse jeito, a informação chega a um palm top, que vai ficar em poder do árbitro.



 A tecnologia atualmente faz com que produtos no mercado, tentem cada vez criar coisas que ajudem ao atleta a chegar o pódio e a glória desejada. Por exemplo, os supermaiôs na água revestidos com material antiaderente, o mesmo usado para se fazer panela. No tênis, velhas raquetes foram substituídas por novos modelos confeccionados com fibra de carbono e ligas metálicas. No atletismo, muitos competidores usam hoje um macacão elástico especial que comprime as fibras musculares, evitando lesões e diminuindo a fadiga do corpo. No futebol, foram feitos testes onde já criaram até replay em lances no meio do jogo, onde cada lado tem a chance de ver o replay do lance e depois os capitães dos times mais os árbitros votam para a remarcação ou não do lance. O impulso, um movimento essencial do vôlei e basquete, fez com que cientistas criassem um tênis chamado Concept 1. Esse tênis faz com que o atleta pule 9 cm a mais que um atleta pularia, usando um tênis convencional. O orgão responsável pela liga de basquete nos EUA (A NBA), ficou sabendo desse tênis e como resposta a uma tentativa de ''trapaça'' entre os jogadores, proibiu esse tênis nos jogos da NBA.
Mesmo a liga sendo contra, o tênis se tornou o preferido de seus atletas e virou o sonho de consumo da garotada que pratica o esporte. 
Concept 1-Cerca de U$300 


A tecnologia no vôlei já foi usada até em um dos jogos da seleção brasileira masculina, clique no link a seguir para ver a matéria da globo:
http://jornalnacional.globo.com/Jornalismo/JN/0,,AA1555072-3586-684119,00.html


Agora vamos ver algumas curiosidades?
Você sabia que...
Durante uma partida, um jogador dá 60 a 80 saltos entre saques, ataques e bloqueios. Alguns podem chegar a 100 saltos.
O primeiro Campeonato Mundial foi disputado em Praga, na Tchecoslováquia, em 1949, vencido pela Rússia.
- O saque Jornada nas Estrelas foi popularizado em 1982 pelo ex-jogador Bernard. Atingia uma altura de 25 metros. A bola descia a uma velocidade de 72 km/h. Segundo os especialistas, esse tipo de saque já existia desde a década de 40 nos Estados Unidos com o nome de "spin service". Foi a atração do Campeonato Mundial Extra de Vôlei, em 1949, na antiga Tchecoslováquia. 
(Obs:Esse foi o melhor vídeo que deu para ver o saque.)
Detalhe: a bola deveria passar da rede para o outro lado.
-Em 1949 foi disputado o primeiro campeonato de voleibol,exclusivamente para os homens,e em 1952 foi ampliado para as mulheres.
-A modalidade passou a fazer partes dos jogos olímpicos em 1964.
-Mintonette foi a primeira designação para o Voleibol.
-O Voleibol surgiu como um esporte alternativo ao Basquetebol que era considerado muito esgotante para as faixas etárias mais elevadas.

COMENTÁRIOS??POR FAVOR....POSTAR ABAIXO

Bem gente...Esse foi o primeiro post como tarefa de Ciências...
Até,
GRUPO A CIÊNCIA DO VÔLEI.